PE: (81) 32641854 | BA: (71) 34625600 | SE: (79) 3142-4008 | (86) 3142-2617
atendimento@doaltoelevadores.com.br
Reduza o consumo dos elevadores seguindo as dicas da DOALTO. Você sabia que os edifícios consomem cerca de 40% da energia mundial? Essa estimativa, apresentada pela Thyssenkrupp no Fórum Global de Eficiência Energética em 2016, nos alerta para o impacto do consumo de energia nos edifícios. E, entre os maiores vilões desse consumo nos condomínios, destacam-se os elevadores, que, no Brasil, podem representar até 15% do total da energia elétrica.
Portanto, para síndicos que estão buscando maneiras eficientes de reduzir custos, focar na eficiência energética dos elevadores é um excelente ponto de partida. Mas, afinal, será que vale a pena desligar os elevadores durante os horários de menor uso?
Um único elevador pode consumir a mesma quantidade de energia que 75 lâmpadas de 100W ligadas ao mesmo tempo. E quanto mais antigo o elevador, menos eficiente ele é. Felizmente, há diversas maneiras para que reduza o consumo energia dos elevadores, que podem ser divididas em ações comportamentais e tecnológicas.
1. Chame o elevador apenas uma vez: Sempre que possível, evite acionar mais de um elevador para a mesma chamada. Dessa forma, você reduz o uso desnecessário de energia.
2. Utilize lâmpadas LED: Além de serem mais duráveis, as lâmpadas LED são significativamente mais eficientes em termos de consumo de energia. Por isso, ubstituir as lâmpadas convencionais por LEDs é uma maneira simples e eficaz de economizar.
3. Modernize o quadro de comando: Equipamentos modernos são projetados para otimizar o consumo energético. Portanto, atualizar o quadro de comando dos elevadores pode gerar uma economia considerável a longo prazo.
4. Implante um sistema de chamadas múltiplas: Esse tipo de sistema garante que apenas o elevador mais próximo atenda à chamada, assim, evitando o acionamento desnecessário dos outros elevadores e, consequentemente, diminuindo o consumo de energia.
5. Use sistemas de economia de energia: Atualmente, existem sistemas que, de forma automática, desligam a iluminação interna da cabina quando o elevador está parado. Além disso, esse recurso simples pode, sem dúvida, contribuir bastante para a redução do consumo, principalmente em edifícios com grande movimentação.
6. Instale um sistema regenerativo: Ao invés de dissipar a energia em forma de calor, o sistema regenerativo inteligentemente reutiliza a energia gerada para alimentar outros componentes do elevador. De acordo com estudos, essa tecnologia pode reduzir o consumo em até 37% em edifícios comerciais, garantindo um retorno do investimento em até 7 anos. Portanto, além de ser uma opção sustentável, certamente é também um investimento altamente eficiente.
Com exceção do sistema regenerativo, que exige um investimento maior, as demais soluções podem ser implementadas rapidamente com um bom plano de manutenção.
E você, como está otimizando o consumo de energia dos seus elevadores?
Compartilhe seus desafios conosco!
Por Eng. Vandilson Alves